Justiça Federal realizará congresso sobre inteligência artificial no Judiciário em setembro

Encontro reunirá, na sede do TRF6, em Belo Horizonte (MG), magistratura, servidoras(es) e advogadas(os)

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) promoverá, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) e a Escola de Magistratura da 6ª Região, com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e do Centro Universitário Dom Helder, o Congresso Inteligência Artificial no Poder Judiciário, em 22 e 23 de setembro, na sede do TRF6, em Belo Horizonte (MG). O formulário eletrônico de pré-inscrição para o encontro está disponível na página do evento. As 170 vagas ofertadas são destinadas a integrantes da magistratura federal e da estadual, servidoras(es), membros da AGU, do MPU, da DPU, da PF, e da PGR.

O congresso objetiva promover o entendimento e a aplicação das diretrizes da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n. 615/2025 no Poder Judiciário. Também visa fomentar a inovação tecnológica, com ênfase na colaboração entre os tribunais e o CNJ para o incremento da eficiência dos serviços prestados, e assegurar que o uso da IA no Judiciário seja balizado pelos fundamentos de respeito aos direitos fundamentais e aos valores democráticos, com foco na centralidade da pessoa humana.

Organização – A coordenação-geral do evento está a cargo do vice-presidente do CJF, corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ, ministro Luis Felipe Salomão. A coordenação científica é do desembargador federal Pedro Felipe de Oliveira Santos (TRF6), e a coordenação executiva é exercida pela juíza federal Vânila Cardoso André de Moraes e pelo juiz federal Otávio Henrique Martins Port, ambos auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça Federal (CG).

Mais informações na página oficial do congresso.

Fonte: CJF

Leia também:  Consulta pública envolve a sociedade na elaboração de Metas Nacionais do Judiciário para 2025